Encontrado corpo de homem desaparecido no Gerês

As equipas de socorro encontraram hoje sem vida o homem que caiu no sábado num ‘poço’ na ribeira de Cabril, no Parque Nacional da Peneda Gêres (PNPG), disse à agência Lusa o comandante dos bombeiros de Salto, Montalegre.

Hernâni Carvalho referiu que o corpo do homem de 33 anos, residente no Porto, foi encontrado depois de hoje, ao terceiro dia de buscas, se ter optado por uma estratégia diferente que passou pela redução do caudal, que dificultou as operações de resgate.

Para o efeito foram usadas moto bombas, que ajudaram à diminuição do caudal, com o objectivo de criar condições de segurança para os mergulhadores poderem actuar. Foi durante esta operação que foi localizado o corpo da vítima, que será agora retirado pelas equipas.

Para hoje foram mobilizados 13 viaturas e 47 operacionais, entre bombeiros das corporações de Salto e de Montalegre, militares da GNR e Protecção Civil Distrital de Vila Real e Protecção Civil Municipal de Montalegre.

Os trabalhos contaram também com o apoio de um meio aéreo que fez o transporte de carga.

A vítima desapareceu sábado quando estava a praticar canyoning, perto de Xertelo, no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), um desporto radical que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais.

Hernâni Carvalho disse que o homem terá caído durante uma descida a um poço, na ribeira de Cabril, com cerca de 50 metros de altura, muita corrente e caudal, condições que dificultaram as operações.

O local é também de difícil acesso para os homens, com declive muito acentuado e rochoso.

Logo no sábado, as equipas de resgate conseguiram localizar as cordas, o material com que a vítima estaria a efectuar a descida, e foi nessa zona do poço do Mouro que os trabalhos se concentraram.

Lusa/SOL