Roubou 17 malas a passageiros da CP

A PSP deteve, na passada sexta-feira, na estação de comboios de Entrecampos, em Lisboa, um homem com 55 anos que se dedicava ao furto de malas a passageiros dos comboios alfa pendular e intercidades nas estações do Oriente, Entrecampos e Sete Rios.

Até ao momento, a PSP apurou que o suspeito foi responsável por 17 furtos de malas e cinco burlas, praticadas em vários distritos do país (Lisboa, Setúbal, Coimbra e Porto), estimando-se um prejuízo total de cerca de 50 mil euros.

Após os furtos, quando as malas continham no seu interior documentos e cheques, o arguido falsificava-os e fazia compras de artigos valiosos, que depois vendia em lojas de compra de ouro e prata usados.

A investigação durou nove meses, tendo sido apreendidos cheques furtados, uma carta de condução furtada e falsificada, uma parka de senhora e três salvas de prata que se suspeita serem provenientes das burlas.

O suspeito já cumpriu pena de prisão por furto e falsificação e, segundo a PSP, terá saído da cadeia em Fevereiro de 2011, suspeitando-se que terá cometido furtos e burlas logo no mês de Abril desse ano.

Desta vez, ouvido pelo juiz de instrução, foi-lhe aplicada a medida de coacção mais grave (prisão preventiva).

sonia.graca@sol.pt