Sabe o que atrai mais os turistas chineses em Portugal?

O património histórico e as compras são as principais atrações para o crescente número de turistas chineses que visitam Portugal, indicou à agência Lusa Miguel Cymbron, diretor de marketing de uma das maiores cadeias hoteleiras de Lisboa.

"Os chineses não vão a Portugal para ir para a praia. Nem têm tempo para isso: em média ficam apenas duas ou três noites. Normalmente entram em Portugal através de Madrid e saem também por Madrid", afirmou aquele gestor.

 

Miguel Cymbron encontra-se na China, pela primeira vez, para participar numa série de encontros com operadores turísticos chineses, organizados esta semana pelo Turismo de Portugal em Pequim, Xangai e Cantão.

 

"Estamos a subir mais de 20% no mercado chinês e para nós, a China já é mais importante do que os Estados Unidos", disse Cymbron acerca da sua empresa, que é proprietária de nove hotéis em Lisboa, um dos quais de 5 estrelas.

 

De acordo com estimativas oficiais portuguesas, 113.200 turistas chineses visitaram Portugal em 2014, num aumento de 49,3% em relação ao ano anterior, e gastaram 54 milhões de euros, quase mais 20 milhões de euros do que em 2013.

 

Segunda economia mundial, habitada por uma vasta população com crescente poder de compra, a China tornou-se também o maior emissor de turistas, ultrapassando os Estados Unidos da América.

 

Cerca de 109 milhões de chineses – mais 19,5% do que em 2013 – viajaram o ano passado para fora da China continental. A maioria fica-se por Hong Kong e Macau, mas os Estados Unidos, a Europa e Austrália atraem cada vez mais a nova classe média chinesa.

 

Em Novembro de 2014, em Xangai, o governo português lançou uma campanha de promoção concebida especificamente para a China e centrada na imagem de "C Luo" (Cristiano Ronaldo, em chinês), a figura portuguesa mais conhecida no país.        

 

À semelhança do capitão da sua selecção de futebol, Portugal apresenta-se na China como um país "mundialmente famoso" e "cheio de lugares espectaculares", numa mensagem escrita em chinês e impressa em cartazes com a fotografia do jogador.

 

Os referidos encontros com operadores turísticos chineses começaram na segunda-feira em Pequim, seguindo-se Xangai (na quarta-feira) e Cantão (sexta-feira).

 

Estão presentes três cadeias hoteleiras portuguesas (Corinthia, Melia e VIP), com mais nove empresas do setor (GeoStar, Line Up – Portugal Incoming, Osíris: DMC Portugal & Spain, Rdmc Incoming & Outgoing, Spain & Portugal Tours, Supreme Tours, TQ Travel Quality DMC, Wide Travel & Events e Vista dmc).

Lusa/SOL