PS diz que Passos foi enganado

João Galamba desvaloriza o “entusiasmo do Governo” face ao crescimento do PIB anunciado esta quarta-feira pelo INE. “É um valor abaixo do que estava orçamentado e no limite inferior de todas as estimativas”, frisou o deputado socialista, que recordou as previsões dos economistas que têm colaborado com o PSD.

Galamba lembrou que, segundo os economistas do BCP e da Católica que têm colaborado com os sociais-democratas, o crescimento do PIB no primeiro trimestre face ao período homólogo seria de "2,2 em vez de 1,4%".

Os dados hoje conhecidos – de um crescimento de 0,4% em cadeia e de 1,4% face ao mesmo período do ano passado – são, por isso, para o PS a prova de que o optimismo de Passos Coelho não tem fundamento.

"O primeiro-ministro enganou-se porque foi enganado", apontou João Galamba que diz ficar assim demonstrado que não existem "os efeitos supostamente miraculosos das políticas do Governo".

Galamba justifica, aliás, o crescimento verificado com um "contexto externo fortemente favorável", com o preço do petróleo a descer e taxas de juro zero.

"Se excluirmos os combustíveis, as importações aumentam face às exportações", realçou o deputado socialista, desmentindo a ideia veiculada pelo PSD de que houve uma alteração do modelo económico português.

margarida.davim@sol.pt