Escolas da Figueira da Foz com segurança reforçada

A PSP reforçou hoje a segurança nas imediações de várias escolas da cidade da Figueira da Foz, na sequência da divulgação de um vídeo que mostra imagens de um jovem a ser agredido por raparigas, disse à Lusa fonte policial.

A agência Lusa também observou a presença de agentes fardados junto a estabelecimentos de ensino da cidade.

O procedimento foi adoptado para os intervalos das aulas na sequência de ameaças feitas nas redes sociais aos agressores.

Em comunicado, a PSP diz também que o agredido e os pais apresentaram hoje queixa nas instalações desta força policial da Figueira da Foz.

"Na sequência da publicação de um vídeo onde eram visualizadas agressões por parte de várias jovens do sexo feminino a um jovem do sexo masculino, estão a ser feitas diligências investigatórias por parte da PSP – Divisão Policial da Fig. Foz e em coordenação com o Ministério Publico. Das diligências já efectuadas, é possível adiantar que os factos terão ocorrido durante o verão passado, nas férias escolares", diz.

A PSP diz também que "alguns dos intervenientes são da Figueira da Foz", alguns já identificados.

"Foi hoje formalizado o procedimento criminal por parte da vítima, a qual se deslocou pessoalmente às instalações policiais para o efeito e confirmou o momento e circunstâncias do ocorrido".

A PSP "continua atenta ao evoluir da situação", diz também o comunicado.

Um vídeo que mostra duas adolescentes a agredir um rapaz, na Figueira da Foz, ao longo de 13 minutos e perante a passividade de outros jovens, está a levar dezenas de pessoas a exigirem a intervenção das autoridades.

O vídeo já foi visualizado por mais de um milhão de pessoas. A página de apoio ao jovem agredido, uma comunidade também criada no Facebook, contava hoje de manhã, às 10:00, com mais de 2.000 apoiantes.

O vídeo suscitou entretanto centenas de insultos e comentários de repúdio. Muitas outras pessoas reclamam a intervenção das autoridades judiciais, PSP e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.

No filme, o agredido começa por levar dois estalos dados por uma rapariga, hoje com 15 anos e a principal agressora. Outra rapariga aproxima-se e, incentivada pelas amigas, dá três estalos ao jovem, mas depois recusa continuar e afasta-se, a rir.

O jovem, que ao longo do vídeo quase nunca esboça reacção, aparece junto a uma parede, com os braços caídos, mãos atrás das costas. É depois novamente agredido pela primeira rapariga com mais um estalo. A agressora diz: "Isto é força, isto é força? Queres ver com mais força?" e dá um murro e mais seis estalos ao rapaz enquanto as amigas riem.

Em alguns momentos, as agressões cessam, quando passa alguém na rua.

Até aos oito minutos do filme, a vítima – que tem desde a noite de terça-feira uma comunidade de suporte no Facebook, com mais de 1.300 apoiantes – volta a ser alvo da principal agressora.

Já no final do vídeo, o jovem recebe um copo de água da agressora, que, a certa altura, parece preocupar-se com o rapaz: fala com ele, numa conversa inaudível mas, chamada pelas amigas, despede-se com um forte murro.

Os envolvidos nas agressões, alunos de vários estabelecimentos de ensino da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, foram, na sequência da divulgação do vídeo, quase de imediato identificados no Facebook e alvo de insultos. Parte deles apagou as suas páginas nesta rede social.

Lusa/SOL