Os Simpsons a caminho do fim?

É uma das séries de animação mais famosas de todos os tempos e continua no ar passados perto de 26 anos. No entanto, Os Simpsons vão perder o actor que dava voz a várias das personagens mais famosas, como Mr. Burns e Ned Flanders. Na base do problema estão questões contratuais.

Harry Shearer, de 71 anos, parece estar de saída da série, pelo menos é o que indicam duas frases que colocou no Twitter. Numa reproduz uma afirmação do advogado do produtor James L. Brooks, “O espectáculo vai continuar. O Harry não fará parte dele, mas desejo-lhe o melhor”. Na outra, dele próprio, Shearer diz que a situação gerada se deveu ao facto de “querer o que sempre quis, liberdade para fazer outras coisas”.

A notícia foi avançada pelo site TMZ no domingo, referindo que um dos actores da série estava a ‘bloquear’ a renovação de contrato para mais duas temporadas – 27 e 28. Soube-se mais tarde que esse actor é Harry Shearer. O impasse não estaria no salário por episódio, mas sim em lucros posteriores com distribuição ou merchandising.

A ‘mudança de voz’ de Mr. Burns ou Ned Flanders pode parecer apenas um detalhe na série, mas a verdade é que Harry Shearer era responsável por dezenas de personagens, regulares ou esporádicas, implicando a saída dele uma mudança grande na forma como os fãs e telespectadores em geral ‘ouvem’ Os Simpsons. Waylon Smithers, Seymour Skinner, Dr. Hibbert, Lenny Leonard, Kent Brockman, Scratchy, Kang, Eddie, Otto Mann, Rev. Lovejoy e Rainier Wolfcastle são só algumas das principais vozes de Shearer n’Os Simpsons.

emanuel.costa@sol.pt