Líder do Estado Islâmico faz um apelo aos muçulmanos

O líder do grupo extremista Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, exortou hoje os muçulmanos a emigrarem para o seu autoproclamado califado, na sua primeira gravação áudio nos últimos seis meses. 

Líder do Estado Islâmico faz um apelo aos muçulmanos

"Apelamos a todos os muçulmanos, em todos os lugares do mundo, para realizarem a hijrah (emigração) para o Estado Islâmico ou lutar na sua terra onde quer que seja", disse.

Caso se confirme a autenticidade da gravação, esta a será a primeira emitida por Abu Bakr al-Baghadadi nos últimos seis meses, depois de relatos da imprensa de que teria sido ferido. 

A última mensagem conhecida de Baghadadi foi divulgada em Novembro.

Tal como no seu último discurso, a gravação hoje divulgada ocorre depois de a imprensa ter noticiado que poderia ter ficado gravemente ferido durante um ataque aéreo da coligação liderada pelos Estados Unidos no Iraque e na Síria.

"Não há desculpas para os muçulmanos que sejam capazes de realizar a hijrah para o Estado Islâmico ou para os que sejam capazes de transportar uma arma", disse no discurso, transcrito em cinco línguas. 

"Será que ainda não entenderam que, para vocês, não há força, nem honra, nem segurança, nem direito, excepto se estiverem na sombra do Califado", questionou Baghadadi.

Baghadadi criticou também os civis sunitas que fogem da luta na província ocidental de Anbar e que procuram refúgio em Bagdad e outras zonas controladas pelo Governo.

Lusa/SOL