Museus em festa noite e dia

A consciencialização ambiental e o património cultural andam de mãos dadas durante este fim-de-semana, no decorrer das celebrações da Noite Europeia dos Museus (sábado) e do Dia Internacional dos Museus (segunda-feira). Durante estes dias, 70 museus e palácios de todo o país celebram estas datas com mais de 400 actividades culturais, que se dividem entre…

Em Lisboa, no âmbito da Noite Europeia dos Museus, será apresentado no Palácio Nacional da Ajuda, pelas 19h30, o livro A Pintura Mural do Real Paço da Ajuda. 1796-1833. Imagens do Poder. 

No Porto, destaque para a estreia absoluta da primeira parte da performance do projecto 'Uno', uma série de espectáculos que exploram o duplo e os gémeos idênticos, às 22h no Museu Nacional Soares dos Reis. 

Depois destes dois eventos, poderá visitar gratuitamente, durante a noite, ambos os museus, assim como todos os que pertencem à Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), que se encontrarão abertos a partir das 18h.

Festival entre a noite e o dia

Em paralelo, o Belém Art-Fest estende-se, na edição deste ano, para fora dos museus e leva o público a desfrutar o ar livre. Em quatro palcos, entre o CCB, o Jardim da Praça do Império, o claustro do Mosteiro dos Jerónimos e o Museu da Arqueologia, há várias propostas, da música de António Zambujo, dos Mimicat ou dos Dead Combo, a espectáculos de danças latinas e urbanas. 

Para uma noite de comédia, Diogo Faro e Guilherme Fonseca vão subir ao palco no Museu Berardo, no sábado, para apresentarem 'Não, não somos irmãos!', um projecto conjunto de stand up comedy. A entrada para os concertos do Belém Art-Fest é paga.