Dragões acusam Gomes da Silva: ‘É gentalha como tu que incita à violência’

O FC Porto endereçou hoje os parabéns ao Benfica pela conquista do título, ao mesmo tempo que teceu críticas às arbitragens e, em especial, ao vice-presidente ‘encarnado’, Rui Gomes da Silva, na sequência de um post que o ex-ministro no Governo de Santana Lopes publicou na sua página de Facebook.

"O FC Porto não fez a sua parte, empatou no Restelo e despediu-se da luta pelo título (…) Apesar do que foi este campeonato, do manto protector, das nomeações e de outras particularidades que afectaram a competição e até a adulteraram, isso não nos impede de endereçar os parabéns aos jogadores e aos adeptos do Benfica. Deixando naturalmente de fora aqueles que não têm 'fair-play' e que nunca foram capazes de reconhecer os nossos méritos – continuamos à espera que as vitórias de Sevilha, Gelsenkirchen, Yokohama ou Dublin, só para falar das internacionais deste século, justifiquem um cumprimentozito que seja. A esses não podemos endereçar os parabéns, mas a todos os outros sim, porque é assim que deve ser no desporto. E aqueles dois ou três árbitros e dirigentes da arbitragem que só podem sentir o título como deles, soltem lá a franga e celebrem", lê-se na newsletter diária do FC Porto.

Em resposta a Gomes da Silva, os ‘dragões’ escrevem: "O FC Porto nas últimas décadas venceu muitos títulos, foi campeão, foi bicampeão, foi tricampeão, foi tetracampeão, foi pentacampeão, ganhou sete troféus internacionais, nos festejos houve uma ou outra vez excessos de linguagem, coisas que se gritaram na emoção do momento que não são o que se pensa racionalmente. Mas nunca em tantas festas alguém do FC Porto teve a falta de carácter de Rui Gomes da Silva, que em vez de celebrar o triunfo do seu clube resolveu escrever isto. De facto, não só nunca devias ter sido ministro, como não devias ser dirigente do Benfica ou de qualquer entidade e, se dúvidas houvesse, portistas, benfiquistas e todo o país ficaram a saber que não sabes ganhar. É gentalha como tu que incita à violência no desporto e é claro que tu não fazes parte dos que acima cumprimentamos pelo título. E também ninguém tem dúvidas que mesmo que fosse o pior treinador do mundo, que não é, Julen Lopetegui tem muito mais nível do que tu”.

A reacção do clube azul e branco surge após a publicação no Facebook do post que abaixo se transcreve na íntegra, da autoria de Rui Gomes da Silva:

"CAMPEÕES 2014/2015!!! BICAMPEÕES!!!
"Caro" Julen Lopetegui

Junto (no pressuposto de ainda não te teres apercebido) uma fotografia da comemoração do nosso 34º título de CAMPEÃO NACIONAL – com um abraço do ex-Ministro que, se fosse adepto do teu clube, teria andado muito preocupado, desde o princípio da época, por seres tu o treinador em quem tinha que depositar as minhas esperanças.
Então, com o melhor plantel de sempre, "conseguiste" não ganhar nada esta época?
60% do tal povo português que tu querias ver preocupado com o facto de eu ter sido Ministro, agradece que estejas por aí …

Os mesmos 60% que se recordarão – para sempre – deste tua época!

Mas que terão um "carinho especial", não pela derrota no Marítimo, nem pelo empate no Nacional, e muito menos pelo empate em Belém, mas pelo resultado da tua equipa em Munique e que, pela vida fora, não se esquecerão de o relembrar, sempre que isso for preciso!

E, como se não bastassem os 6 a 1 que levaste, conseguiste-o com o requinte de malvadez de fazeres com que todos os teus adeptos (todos, mesmo, sabes, … o que ainda dá mais gozo) julgassem que iam eliminar o Bayern (em vez de serem "despachados" com os tais 3 golos de diferença que eu, ex-Ministro, a não perceber nada de futebol, anunciei, antes da eliminatória começar…).

Devias ter percebido que, por esses lados, … ganha a "estrutura", empatam os jogadores, perde o treinador…

Porque se – pelo menos – a estrutura te dissesse que, nos últimos anos, ganharam ao Villareal em casa e viram-se "à rasca" para empatar lá, … que ganharam ao Manchester City em casa e foram goleados em Inglaterra, … que ganharam ao Málaga em casa e perderam lá, … que ganharam ao Nápoles em casa e viram-se "à rasca" (perdoa-me a repetição da brejeirice) no jogo de lá, … ou que ganharam ao Sevilla em casa e foram goleados em Espanha …

Tal como este ano, em que ganharam ao Bayern em casa e foram esmagados lá!
Pensarás tu que talvez seja o facto de ter sido Ministro que me faz acreditar que há coisas (resultados de todo o tipo) que se fazem em casa, mas que é muito difícil fazer fora…

Talvez seja essa a "explicação"!!!

E, já agora, achas que para o ano, com os mesmos "mind games" que "a estrutura" te obriga a debitar (retirando o latim, que, nisso – reconheceremos todos – foste tu … pois eles, com excepção do Presidente, até o português percebem mal), consegues ter os mesmos resultados?

Eu sei que não é fácil, mas vais ver que consegues.

A não ser que vás pela tua cabeça … ou – o que começo a acreditar – te despeçam (o que seria uma grande injustiça, depois de todos os "fretes" que lhes fizeste e de terem convencido alguns que só perdeste por causa do "colinho").

Olha – para falar verdade – já não sei o que é melhor para outro ano igual …

Se tu, se essa "estrutura" em fim de ciclo … a mandar.

Desde que percam, por mim … encantado!

Até porque não ficaria bem a Portugal ter um Campeão feito de … animais (tu o disseste, lembras-te, quando ainda ias … ser Campeão Europeu???)!

Agora – depois do hiato desta carta – voltarei à humildade do costume, começando já a ajudar, no que puder, para voltar a ganhar!

Sem excessos de confiança, mas com a mesma determinação.

Até porque – nisso são bons – "vocês" recomeçarão, desde já, com esta estratégia de criação de um inimigo externo (para que não se fale dos erros próprios), numa campanha de verdadeira intoxicação da opinião pública e desvalorização do que conseguimos!

Um abracinho pequenino – como a tacanhez de quem te diz o que deves dizer – e outro abração enorme – do tamanho das hipóteses que me deste para "eu" voltar a ser Campeão Nacional (num ano em que … "estava tudo feito" para isso não poder ser possível).

Assinado: o Ex-Ministro (não confundas com o Costinha, que, esse, sabe bem melhor do que eu o que se passa por aí).

Rui Gomes da Silva (sócio nº 3.144 do Sport Lisboa e Benfica)"