Tarifa única no aeroporto da Portela em discussão

A Câmara de Lisboa diz que a proposta de implementar uma tarifa única de 20 euros no aeroporto da Portela ainda não está fechada.

"Não há nenhum acordo concluído, em particular, no que respeita a qualquer tarifa a aplicar (que aliás não compete à Câmara Municipal de Lisboa fixar). O diálogo prosseguirá", disse ao SOL fonte oficial da autarquia.

Mas o projecto está em cima da mesa e tem a concordância do Governo. Quem chegue ao aeroporto da Portela e apanhe um táxi no terminal das chegadas terá de pagar no mínimo 20 euros por um percurso de até 14,8 quilómetros. As tarifas normais, de 47 cêntimos por quilómetro, serão aplicadas após esta distância.

Segundo a proposta da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários (Antral), da ANA – Aeroportos de Portugal e da Câmara de Lisboa, os veículos terão de estar equipados com ar condicionado, os taxistas passarão a ter de andar fardados e, por cada serviço, terão de pagar um euro à gestora dos aeroportos.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse ontem ao Diário de Notícias que concorda com a implementação desta tarifa única, uma vez que poderá ajudar a "evitar algumas situações que potencialmente acontecem e que os turistas vão reportando nas chegadas e partidas dos aeroportos". De facto, vários taxistas têm sido detidos pela PSP por especulação de preços.

Contactado pelo SOL, o presidente da ANTRAL não esteve disponível para comentar esta proposta. 

sonia.graca@sol.pt