Portugal no topo da Europa nas vendas de carros

As vendas de automóveis na Europa continuam em alta, com um crescimento de 8,2% entre Janeiro e Abril face ao mesmo período de 2014, totalizando quase 4,7 milhões de ligeiros de passageiros. Portugal pouco contribuiu em volume para esse total, mas teve a maior subida da UE: 32,3%.

Portugal no topo da Europa nas vendas de carros

Nos primeiros quatro meses de 2015, segundo dados divulgados pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal, todos os principais mercados de automóveis europeus aumentaram as vendas, gerando um crescimento já perto dos dois dígitos. Em volume, Alemanha e Reino Unido (+6,4%), França (+5,6%), Itália (+16,2%) e Espanha (+23,9%) valem mais de dois terços do total das vendas na Europa.

Quanto aos mercados de menor dimensão, Portugal destaca-se pelo aumento em percentagem. É o líder do crescimento, com 32,3% de subida de Janeiro a Abril face ao mesmo período do ano passado, atingindo 61.222 ligeiros de passageiros vendidos. Entre Portugal e Espanha – que teve o terceiro maior aumento da Europa – ficou a Irlanda, com um crescimento de 28,2% nas vendas de carros.

No fundo da tabela, com quebras nas vendas dos primeiros quatro meses do ano, estão a Polónia (-4,4%), o Luxemburgo (-3,6%), a Finlândia (-2,1%), a Bélgica (-1,7%) e a Croácia (-1,7%).

Ainda em termos gerais, mas analisando apenas Abril, as vendas de perto de 1,17 milhões de veículos na União Europeia fizeram do mês o melhor desde 2009.

emanuel.costa@sol.pt