5 formas de proteger a sua relação das alterações de humor

A vida nem sempre é fácil. Temos um chefe que nos está sempre a pressionar, uma mãe que não pára de reclamar por atenção, crianças que estão constantemente a precisar de apoio e, como se isto não chegasse, ainda tem de tratar de problemas como as contas da casa, a prestação do carro e o…

Sim, todos nós conhecemos estes dramas e com eles vêm as variações de humor. O problema é que as pessoas têm tendência a descarregar este stress naqueles que lhes são mais próximos, isto é, nos seu companheiros. Esta projecção de sentimentos negativos na pessoa que está ao seu lado pode causar problemas no relacionamento.

O psicoterapeuta Barton Goldsmith dá-lhe cinco dicas para proteger o seu relacionamento das mudanças de humor:

1. Fique algum tempo sozinho

Tire algum tempo para pensar naquilo que está a sentir e controle o seu humor. Analise aquilo que o está a pressionar, mas depois ultrapasse o que está a acontecer. Assim, quando o seu companheiro como correu o seu dia, vai poder responder de uma maneira mais honesta e calma.

2. Ponha as coisas em perspectiva

As situações, por vezes, parecem ser mais complicadas e dramáticas numa primeira fase. Grande parte dos problemas do dia-a-dia são coisas ‘simples’ e não catástrofes. Tendo isto em mente, em vez de estar de mau humor por causa dessa preocupações, tente manter a calma e ter um humor neutro. Faça um esforço por aqueles estão à sua volta.

3. Não piore a situação

Estar de mau humor magoa a pessoa que está ao seu lado e não resolve o seu problema. Toda uma situação que pode fazer estragos no seu relacionamento. Acalme-se e fale com o seu companheiro calmamente sobre o que sente. A intimidade entre os dois até pode aumentar se o parceiro perceber que consegue lidar com os seus problemas.

4. Peça ajuda

Em vez de estar a descarregar em cima do seu companheiro, peça-lhe ajuda. Falem os dois e vejam qual a melhor maneira de resolver aquilo que o está a perturbar. Caso prefira não falar, explique-lhe que precisa de algum tempo para pensar no que se passa e para acalmar, mas que não tardará a voltar ao normal.

5. Promova o seu bom humor

Faça os possíveis para manter um bom humor. Nem sempre é fácil manter uma mentalidade positiva e pensar que os problemas vão acabar por se resolver. Mas é possível, se investir nisso. Experimente ter atitudes positivas com as pessoas que o rodeiam. Vai ver que, em troca, também recebe energias e atitudes positivas.