Cavaco Silva e Passos Coelho inauguram hoje novo Museu dos Coches

A inauguração oficial do novo Museu Nacional dos Coches realiza-se hoje, às 18:00, em Belém, com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, e do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. 

A cerimónia vai decorrer no novo edifício – desenhado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha -, também com a presença da presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

O diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva, entidade que tutela os museus nacionais, e a diretora do Museu Nacional dos Coches, Silvana Bessone, participam na cerimónia, além de outros membros do Governo e autarcas, entre outros convidados.

A abertura ao público decorre no sábado e no domingo, com entrada gratuita, e um programa que incluirá desfile da Charanga a Cavalo da GNR e uma exibição da Escola Portuguesa de Arte Equestre.   

No sábado assinala-se o 110.º aniversário da inauguração do museu original, instalado no Picadeiro Real, em 1905, por iniciativa da rainha D. Amélia, mulher do rei D. Carlos I.

O novo edifício acolhe uma coleção considerada única no mundo, composta por 78 viaturas, que vão do século XVII ao século XIX, na maioria provenientes dos bens da coroa ou da Casa Real portuguesa.

Lusa/SOL