Problema de Física do 9º ano gera polémica no Facebook

Um problema de um livro de Físico-Química para os alunos do 9º ano deu origem a um coro de protestos nas redes sociais.

Problema de Física do 9º ano gera polémica no Facebook

O problema, publicado num livro de exercícios elaborado para a editora Areal, tem o seguinte enunciado: “O Diogo largou um gato da varanda do seu quarto, situada a cinco metros do solo”. Os alunos têm de indicar “qual a intensidade da força aplicada ao gato durante a queda” e “o valor da velocidade” com que este chega ao solo.

De acordo com o Público, o livro chama-se Zoom e foi distribuído a professores da disciplina para que o avaliassem. O problema acabou por ser divulgado no Facebook e em vários blogues, dando origem a protestos.

“Será que a editora vai despedir o ignóbil ser humano que escreveu esse exercício? Quando o escreveu não percebeu o que estava a escrever? Se não percebeu, não serve! Se percebeu… também não serve! Quanto aos que dizem "que é um erro… muitos erram e não admitem" etc, é melhor estarem calados. Isto não é um erro! Quem foi capaz de escrever isto tem sensibilidade de criminoso!”, lê-se num dos comentários.

“O que é preocupante no 'erro' é a total falta de respeito pelos animais e o exemplo que passa para os alunos. Uma vergonha”, escreve outro utilizador.

Face ao coro de protestos, a editora publicou um pedido de desculpas na sua página no Facebook: “É um exemplo infeliz, que em nada se coaduna com a nossa postura (…) O ser humano, por melhor que possa ser, também erra. O importante é que o erro cometido possa contribuir para melhorar tudo o que fazemos”, lê-se na publicação.

“Este exercício não vai constar da versão destinada aos alunos”, disse ao Público um dos responsáveis da editora, Diogo Santos. “O livro foi revisto por três pessoas e ninguém se apercebeu da situação”, acrescenta. A comercialização do manual está prevista para Agosto.