Eanes explica apoio a Nóvoa

Ramalho Eanes vai estar esta segunda-feira no Rivoli, no Porto, onde Sampaio da Nóvoa dará a conhecer o seu entendimento sobre os poderes presidenciais, através de uma carta de princípios. O ex-Presidente da República é o último dos três ex-inquilinos de Belém – depois de Mário Soares e de Jorge Sampaio – a manifestar publicamente…

Eanes explica apoio a Nóvoa

Numa declaração exclusiva ao SOL, o ex-chefe de Estado – que em 2006 e 2011 apoiou Cavaco Silva – elogia o “espírito de missão e a dedicação ao bem comum” de Nóvoa e lembra que Cavaco também “encarava assim” o exercício do cargo de Presidente, princípios que diz identificar agora no professor universitário. 

O general Eanes sublinha que para si o que conta é “a Pátria e os grandes valores nacionais: a sua história, a sua cultura, a sua ética (de inspiração cristã)”. E acrescenta que o que o move no apoio a Nóvoa é o patriotismo e a dedicação ao bem comum que encontra no candidato presidencial. “Não procuro nada para mim, só me interessa o país”, frisou Eanes ao SOL. 

Leia este artigo na íntegra na edição impressa do SOL, hoje nas bancas.

*com Manuel Agostinho Magalhães

ricardo.rego@sol.pt