BCE põe Montepio e Banif na lista de ‘instituições menos significativas’

O Banco Central Europeu (BCE) divulgou hoje uma lista com as ‘entidades supervisionadas significativas’ e as ‘menos significativas’.

BCE põe Montepio e Banif na lista de ‘instituições menos significativas’

As instituições bancárias e os grupos considerados ‘significativos’ são alvo de supervisão directa pelo BCE, no âmbito do mecanismo único de supervisão que estabeleceu o quadro de cooperação a aplicar entre o banco central e as autoridades nacionais

Por sua vez, a lista de entidades financeiras ‘menos significativas’ são supervisionadas apenas por uma autoridade nacional competente, o Banco de Portugal. 

O Montepio e o Banif são as instituições de maior dimensão que estão neste momento sob supervisão do Banco de Portugal, uma vez que são consideradas pelo BCE como ‘menos significativas’. Também a supervisão ao Montepio Investimento e Montepio Crédito está a cargo apenas do Banco de Portugal.

Na lista das instituições, denominadas ‘menos significativas’, constam ainda entidades como o Finantia, a Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo

Já na lista das entidades ‘mais significativas’ e sob o radar directo do BCE estão: Caixa Geral de Depósitos (com activos entre 100 e 125 mil milhões de euros), Millennium bcp (total de activos entre 75 e 100 mil milhões de euros), Novo Banco (entre 50 e 74 mil milhões) e o Banco BPI (entre 30 e 50 mil milhões de euros em activos).

No grupo do Novo Banco, o BCE vigia ainda BES dos Açores, o BESI, o BEST e o Banque Espírito Santo et de la Vénétie em França.

Estas duas listas divulgadas ontem reportam a informação disponibilizada bancos centrais nacionais até 16 de Março de 2015 e as decisões relevantes adoptadas pelo BCE até essa mesma data.

No entanto, as duas listas são actualizadas regularmente pelo BCE. Sempre que altere a lista de entidades supervisionadas ‘significativas’, o BCE indicará os motivos específicos para a supervisão directa. Quando a classificação tem por base apenas o critério de dimensão, o banco central reporta o valor total dos activos do grupo supervisionado.

Consulta a lista aqui.