Portugueses vencem prémio Louis Vuitton

Os criadores portugueses Marta Marques e Paulo Almeida, conhecidos pela insígnia Marques’Almeida, ganharam o prémio do grupo Louis Vuitton Moët Hennessy para Jovens Designers, que lhes dá direito não só a 300 mil euros como a um ano de aconselhamento por parte dos executivos deste que é considerado o maior grupo de marcas de luxo…

“Muito obrigada. É uma grande honra, sentimo-nos verdadeiramente abençoados”, disse Marta Marques ao receber o prémio das mãos da actriz e imagem da Dior, Natalie Portman, numa cerimónia que decorreu hoje, na sede da Fundação Louis Vuitton, em Paris.

A dupla nacional convenceu um júri de luxo, composto por personalidades como Karl Lagerfeld, Marc Jacobs, Nicolas Ghesquière, Raf Simons, Phoebe Philo e Riccardo Tisci, entre outros. Para trás, Marta Marques e Paulo Almeida deixaram Arthur Arbesser, Craig Green, Faustine Steinmetz, Virgil Abloh, Demna Gvasalia e Simon Porte Jacquemus. Este último acabou por receber também uma distinção equivalente a 150 mil euros e igualmente um ano de coaching na Louis Vuitton.

A Marques’Almeida nasceu em 2011, depois de a dupla ter terminado a sua formação na Central Saint Martins, uma das mais prestigiadas escolas de moda do mundo, e deu nas vistas logo com o primeiro desfile, composto inteiramente por peças em denim. Desde então, Marta Marques e Paulo Almeida têm-se afirmado junto dos fãs de um estilo mais urbano e conquistaram mesmo estrelas da música como Rihanna e FKA Twigs, que regularmente sobem a palco com peças da dupla portuguesa. No ano passado, a Marques’Almeeida ganhou o British Fashion Award como Emerging Womenswear Designers, além de ter assinado uma colecção para a Topshop. Agora, este ‘apadrinhamento’ por parte do grupo LVHM pode levar a dupla para um patamar no mundo da moda que poucos nomes portugueses atingiram.

raquel.carrilho@sol.pt