O Marquês

O que se passou no Marquês de Pombal nas celebrações do título do Benfica foi lamentável. Mas o mestre-de-cerimónias da comemoração teve uma responsabilidade tremenda naquilo que se passou: transmitir no ecrã gigante imagens de uma agressão em Guimarães a um adepto do Benfica por parte da PSP era, evidentemente, estimular uma guerra entre os…

Portanto, há uma enorme irresponsabilidade por parte de quem planeou e geriu o evento. 

Perante isto, alguns colunistas defenderam que festas destas não deveriam ser na cidade mas dentro dos estádios. E que a ocupação do espaço público por particulares é típico de países subdesenvolvidos.

Ora, como é possível haver quem escreva nos jornais sem fazer a menor ideia do assunto que trata? Primeiro, basta ir a Espanha para ver que as celebrações do campeonato por parte do Real Madrid são na Praça Cibeles e as do Barcelona nas Ramblas. 

Quanto à apropriação do espaço da cidade por particulares, faço a seguinte pergunta: “Por que razão se permitiria uma manifestação da Intersindical ou do Sindicato da Polícia, que paralisa a capital e por vezes envolve confrontos com a autoridade, e não se permitia uma celebração dos adeptos do Benfica?”. Bastava pensar nisto para não se escreverem disparates.

jas@sol.pt