Livraria virtual criada no Reino Unido por mãe que quer ler à filha livros em português

A frustração com a falta de acesso a livros infantis em língua portuguesa para ler à filha levou Carla Cruz, instalada em Londres há seis anos, a criar a Miúda, uma livraria virtual. 

O projecto, contou à agência Lusa, nasceu da "luta quotidiana para manter activo o português" da filha de dois anos e meio, que vive num ambiente trilingue: nasceu no Reino Unido e tem um pai de nacionalidade suíça.

Para Carla Cruz, "os livros são essenciais" para manter a ligação à língua e cultura portuguesa, mas deparou-se com a dificuldade de encontrar obras atuais na capital britânica ou de os trazer na bagagem "porque são muito pesados".

Por outro lado, ler em português os livros ingleses "é difícil reproduzir a poesia e riqueza da língua" e limita o vocabulário àquele que usa no quotidiano para comunicar com a filha. 

Ao reflectir sobre o seu próprio dilema, pensou que este poderia ser partilhado com outros pais portugueses ou lusófonos residentes no território britânico e que este era "um nicho de mercado interessante para explorar". 

O passo seguinte foi contactar editoras em Portugal e há um mês atrás, em Abril, abriu a loja, onde tem actualmente à venda 16 livros de quatro editoras para um público pré-escolar. 

"Escolhi os livros que eu gosto, pelas ilustrações maravilhosas e histórias pouco usuais. Talvez por ter formação em arte, gosto de coisas fora do normal", admitiu a programadora cultural.

Fora os exemplares que guardou para ler à própria filha, falta ainda a Carla Cruz realizar a primeira transacção, apesar das "muitas visitas e respostas positivas" nas redes sociais. 

Segundo a empreendedora, "a prova de fogo" vai ser no dia 14 de Junho, nas celebrações em Londres do Dia de Portugal, no parque de Streatham Common, onde terá um espaço de venda. 

Além de negócio, quer recolher opiniões sobre que tipo de livros podem ter mais procura. 

"Quero oferecer um serviço à comunidade que fala português", vincou. 

Lusa/SOL