É fã de videojogos? Não se sinta culpado

Um estudo dirigido por uma equipa de neurólogos chineses e australianos conclui que quem se dedica aos videojogos com frequência tem um aumento da massa cinzenta no cérebro – ou seja, no caso, maiores capacidades de coordenação de movimentos e de concentração.

Que os jogos, essencialmente os de acção com algum nível complexidade, aumentavam a coordenação espacial e o nível de atenção já se sabia. O que este estudo traz de novo é um reforço desta ideia: há alterações estruturais no cérebro, nomeadamente ao nível da ínsula, ‘região’ onde se situam dois circuitos cerebrais muito importantes, um que abrange a atenção e outro a coordenação senso-motora. 

Os investigadores examinaram os cérebros de 27 jogadores ‘experts’ em jogos como League of Legends ou Defence of the Ancient 2 através de imagens de ressonância magnética. Cada uma destas ‘cobaias’ deveria ter pelo menos uma prática de seis anos do respectivo jogo e uma vitória num torneio regional ou nacional, no mínimo. Ao mesmo tempo, 30 principiantes foram observados da mesma maneira durante um ano. Resultado: num caso a tal alteração notada – um aumento da atenção e da coordenação senso-motora – confirmou-se. No caso dos ‘iniciados’ recentemente, a transformação foi gradual.

ricardo.nabais@sol.pt