Empresário português faz negócio com patrão chinês que ofereceu férias pagas aos empregados

O consórcio português Malo Group, conhecido sobretudo pelas clínicas dentárias, e um mediático milionário chinês, Li Jinyuan, vão constituir “uma parceria para vender produtos gourmet europeus na Ásia”, disse Paulo Malo à agência Lusa em Pequim.

Empresário português faz negócio com patrão chinês que ofereceu férias pagas aos empregados

O acordo, previsto para a segunda quinzena de junho, será assinado em Lisboa, onde a futura empresa terá a sua sede, adiantou o empresário e cirurgião português.

 

Vinhos, queijos, caviar, azeites e compotas são alguns dos produtos, "comprados em toda a Europa", que a empresa tenciona vender, "especialmente na China e na Ásia", através da internet e outras vias, indicou Paulo Malo.

 

O parceiro chinês de Paulo Malo é o presidente da multinacional farmacêutica Tiens, Li Jinyuan, que em 2012 ocupava o 131.º lugar da lista dos 400 milionários mais ricos da China continental elaborada pela revista Forbes, com uma fortuna avaliada em 5.670 milhões de yuan (cerca de 870 milhões de euros).

 

Li Jinyuan, 57 anos, ficou mundialmente famoso no inicio deste mês, quando pagou quatro dias de férias em Paris e na Côte d'Azur a 6.400 dos seus empregados, 5.400 dos quais oriundos da China, para celebrar o 20.º aniversário do Tiens Group.

 

Foi a maior excursão do género recebida em França, com direito a um desfile na avenida marginal de Nice, e custou cerca de 33 milhões de euros.

 

Em declarações à agência Lusa na Clínica Malo em Pequim, Paulo Malo contou que conheceu Li Jinyuan em janeiro passado em Tianjin, cidade do norte da China onde o Tiens Group tem a sede, e mais tarde viu-o no seu consultório, em Lisboa.

 

"Houve logo uma grande química entre nós", disse Paulo Malo acerca da relação com o milionário chinês.

 

Além da indústria farmacêutica, o Tiens Group tem interesses na biotecnologia, educação, turismo e outros setores.

 

Segundo Paulo Malo, cujo grupo se dedica também à produção agrícola e ao comércio, Li Jinyuan pensava escolher a França para sede de uma empresa de venda de produtos 'gourmet' europeus, mas depois de conhecer o empresário português, optou por Lisboa.

 

Ainda este ano, o Malo Group tenciona abrir uma clínica nas instalações da Universidade Tiens em Tianjin, com seis gabinetes de dentista e um bloco operatório, expandindo a sua presença na China continental.

 

"Somos o maior grupo de medicina dentária do mundo e temos tido aqui um desenvolvimento muito grande, mas não esperava que fosse tão rápido", disse Paulo Malo.

 

Desde que a abertura da clínica em Pequim, em novembro de 2013, o Malo Group já está representado em Xangai, Cantão e Taiyuan, e durante o verão espera chegar a mais três cidades (Zhengzhou, Chengdu e Wuhan).

 

Dois médicos dentistas portugueses, Andreia Rodrigues e Tiago Estêvão, trabalham na clínica de Pequim.

 

Paulo Malo, 53 anos, formado em medicina dentária pela Universidade de Lisboa, fundou a primeira clínica em 1995.

 

Vinte anos depois, o Malo Group emprega cerca de 3.000 pessoas em quase trinta países, um terço dos quais em Portugal, salienta o empresário.  

 

Só a Malo Clinic de Macau, aberta há quatro anos e apresentada como "o maior spa médico do mundo", tem uma área de 10.000 metros quadrados e emprega cerca de 200 pessoas, refere Paulo Malo.

Lusa/SOL