Afinal beber café de manhã não o ajuda a acordar

Beber um café ou uma bebida com cafeína assim que se acorda é um ritual de muitas pessoas. Mas se acha que é isso que o ajuda a manter-se acordado ao longo do dia está enganado.

Cientistas comprovaram que as pessoas têm andado a beber o seu café de maneira ‘errada’.

Tal como explica o canal do YouTube AsapSCIENCE, os seres humanos têm um relógio biológico, de nome ritmo circadiano, que regula vários processos no nosso corpo, incluindo a quantidade de sono que temos durante o dia.

Esse relógio interno controla a libertação de cortisol, uma hormona que está ligada ao nosso estado de alerta ao longo do dia.

Ao longo do dia vamos tendo vários picos de cortisol, mais precisamente entre as 8h e as 9h. Isto é, o nosso corpo tem mecanismo automático para nos acordar. Os investigadores descobriram que beber café à mesma hora deste ‘despertador interno’ diminui o efeito da cafeína e, a longo prazo, cria resistência a esta ‘droga’.

Ao longo do dia, há vários picos de cortisol, nomeadamente entre 12h e as 13h e entre as 17h30 e as 18h30. Portanto o melhor é beber café fora destes horários

No caso de ser daquelas pessoas que acorda muito cedo ou muito tarde – e fora destes horários -, também não é uma boa ideia beber café assim que acorda. Os cientistas descobriram ainda que os níveis de cortisol aumentam em 50% quando acordamos, independentemente da hora. O ideal será esperar cerca de uma hora.