Banco Alimentar mais ecológico adere ao saco de papel

No próximo fim-de-semana, quando for ao supermercado, dificilmente conseguirá escapar a um voluntário do Banco Alimentar que lhe estenderá um saco para angariar alimentos para as famílias mais carenciadas. Desta vez, a novidade é que será um saco de papel, uma alternativa mais ecológica e sustentável aos tradicionais sacos de plástico.

Na campanha desta Primavera do Banco Alimentar haverá 42 mil voluntários, espalhados por duas mil lojas por todo o País a angariar alimentos não perecíveis como enlatados, massa, arroz, leite, entre outros.

A campanha durará dois dias, 30 e 31 de Maio, e os alimentos doados pelos portugueses serão depois entregues às 2.665 Instituições de Solidariedade que colaboram com os 21 Bancos Alimentares. Ao longo do ano, serão distribuídas por cerca de 410 mil pessoas carenciadas.

Se ir ao supermercado durante o fim-de-semana está fora dos planos, o BA disponibiliza, a partir de amanhã e até dia 7 de Junho, um portal de doação online, uma plataforma para que todos os cidadãos, dentro e fora do país, possam contribuir para a recolha de alimentos.

O mote por detrás desta iniciativa, que já se realiza desde Maio de 2011, é usar a tecnologia para ajudar a alimentar. Assim, no conforto do lar, na praia ou em qualquer lado do país e do mundo, pode doar alimentos através desta página juntando-se às quatro mil pessoas que já contribuíram através deste canal.

Além das recolhas tradicional e online de alimentos, é possível contribuir para o BA através da “Ajuda Vale”, entre 30 de Maio e 7 de Junho. Cada vale tem um código de barras relativo ao produto que representa, e pode ser adquirido nos supermercados e postos de combustível aderentes.

mariana.madrinha@sol.pt

Número de portugueses com ajuda alimentar não pára de subir