Natalie Portman: ‘Prefiro ser inteligente a ser uma estrela’ [vídeo]

Tirou Psicologia em Harvard, mas o cinema ‘roubou-lhe’ uma carreira académica. E se tivesse sido ao contrário? A actriz israelo-americana Natalie Portman, que regressou agora à sua universidade para proferir um discurso de graduação, diz que talvez tivesse sido melhor.

“Não me importava se a universidade ‘arruinasse’ a minha carreira. Prefiro ser inteligente a ser uma estrela de cinema”, disse aos finalistas deste ano.

Ao mesmo tempo, Portman defendeu que correr riscos é por vezes a origem das melhores oportunidades de uma vida. Ainda que se confesse avessa a arriscar: “O risco proporcionou-me as melhores conquistas pessoais e profissionais. Mas se eu tivesse sabido das minhas próprias limitações, nunca teria arriscado”.

Apesar de tudo, a vida não lhe correu mal. Aos 33 anos, soma um Óscar de Melhor Actriz por Cisne Negro (2010) e dois Golde Globes (pelo mesmo filme e por Closer – Perto Demais). Ter protagonizado Cisne Negro valeu-lhe ainda ter conhecido o actual marido, o coreógrafo francês Benjamin Millepied.

O discurso completo está aqui: