Vida

Polícia emite alerta devido a novo desafio no Facebook

Um novo desafio que está a ser divulgado no Facebook e no Instagram levou a polícia a emitir um alerta.

‘#paracetamolchallenge’, ou o ‘Desafio Paracetamol’ é uma competição que incentiva os jovens a tomarem vários comprimidos. As autoridades e as escolas estão a alertar os pais para estarem ‘de olho’ nos filhos e falarem com eles sobre os efeitos do paracetamol, quando tomado em excesso. Um alerta que surgiu depois de um jovem ter sido hospitalizado no Escócia, explica o Independent.

Várias pessoas têm utilizado as redes sociais para partilharem experiências pessoais relativas ao excesso de paracetamol.

“Eu tenho 18 anos e tenho problemas no fígado por ter tomado paracetamol em excesso. A pior dor que já senti na vida. NÃO O FAÇAM ”, escreveu uma jovem, citada pelo Guardian.

Uma mulher explica que a sua filha de 19 anos tomou demasiados comprimidos, depois do fim de uma relação. Charlotte acabou por morrer alguns dias depois, com danos irreversíveis no fígado.

A mãe aconselha os jovens a consultarem um médico assim que acharem que tomaram demasiados comprimidos. “Os médicos disseram que se a Charlotte tivesse ido ao hospital mais cedo, podia ter sobrevivido. Podia ter precisado de um transplante, mas podia não ter morrido”.

O paracetamol é um dos medicamentos mais utilizados em todo o mundo. Pode ser comprado em qualquer farmácia e não requer receita médica. Apesar de ser considerado ‘inofensivo’, quando tomado em excesso pode ter efeitos secundários como deixar a pele e os olhos amarelos, lesões irreversíveis no fígado, hemorragia, danos cerebrais e até mesmo a morte.