Jovens morrem ao impedir ataque suicida do Estado Islâmico

Dois jovens estão a ser apelidados de heróis, depois de terem morrido ao tentarem impedir um ataque suicida, reivindicado pelo Estado Islâmico, numa mesquita na Arábia Saudita.

Mohammed Hassan Ali bin Isa e Abdul-Jalil al-Arbash morreram quando o bombista suicida detonou a bomba num parque de estacionamento, já depois de os dois amigos o terem afastado de uma mesquita em Dammam, na sexta-feira.

Segundo o Independent, um homem disfarçado de mulher terá tentado entrar na mesquita pela porta destinada às mulheres, antes de tentar aceder à porta principal. Os dois jovens estavam a controlar o acesso dos civis ao edifício e impediram a sua entrada.

Abdul-Jalil, de 25 anos, tinha regressado há pouco tempo dos EUA, onde estava a estudar engenharia. Tinha casado poucos dias antes.

Num vídeo, filmado no interior da mesquita, pode ver-se a reacção das pessoas no momento da explosão. A violência da explosão fez que com os crentes parassem as preces e começassem a sair da mesquita.

A segurança nas mesquitas da Arábia Saudita foi aumentada depois de um ataque suicida que matou 21 pessoas, em Qatif, no passado dia 22.

O Estado Islâmico já reivindicou o ataque através do Facebook, considerando o bombista um "soldado do Califado".