Era amor a mais para uma só ponte: já não há cadeados sobre o Sena

Os serviços da Câmara Municipal de Paris iniciaram esta segunda-feira a retirada de cerca de um milhão de cadeados que cobriam as laterais da Ponte das Artes, um ponto de passagem obrigatória para os turistas mais apaixonados da Cidade Luz.

Era amor a mais para uma só ponte: já não há cadeados sobre o Sena

Um ano depois de parte da ponte ter cedido às cerca de 45 toneladas dos cadeados, o vice-presidente da autarquia, Bruno Juliard, anunciou “o fim dos cadeados”, explicando que estes “prejudicavam a estética da ponte, eram maus para a estrutura e podiam causar acidentes”.  

A medida apanhou desprevenidos muitos turistas que se dirigiam ao local neste início de semana. “Vínhamos com a ideia de deixar um cadeado mas descobrimos que está fechado e que é proibido”, disse à AP a norte-americana Cathy Hominage, que não desistiu de cumprir o desejo e propôs-se a “deixá-lo no canto da ponte sem que ninguém veja”.

Os cadeados vão ser provisoriamente substituídos por painéis ilustrados com arte urbana, embora o plano final preveja a instalação de acrílicos nas partes laterais da ponte.

nuno.e.lima@sol.pt