Nunca mais vai deixar a escova de dentes na casa de banho

Escova de dentes. Aquele utensílio extremamente pessoal e de uso exclusivo, que a maioria das pessoas guarda na casa de banho. Mas talvez não seja muito boa ideia, mesmo que tenha colocado aquela pequena tampa de plástico a proteger as cerdas. E especialmente se não viver sozinho.

Um novo estudo concluiu que é muito provável que a sua escova de dentes tenha matéria fecal, sua e de outras pessoas, caso partilhe a casa de banho com mais alguém.

Para além de ser (extremamente) repugnante, pode deixá-lo doente.

“A maior preocupação nem é tanto a presença da sua própria matéria fecal, é mais alarmante a sua escova de dentes estar contaminada com matéria fecal de outras pessoas, uma vez que contém bactérias, vírus e parasitas que não fazem parte da sua flora intestinal”, explica Lauren Aber da Quinnipiac University, citada pelo Independent.

Esta investigadora analisou 135 escovas de dentes, de estudantes universitários que partilhavam a casa de banho com cerca de cinco pessoas. Descobriu-se que pelo menos 60% estavam contaminadas com bactérias fecais – mesmo aquelas que são lavadas com elixir ou com água quente.

Nem sequer aquelas que tinham as pequenas tampas de plástico a envolver as cedras escaparam a este ‘ataque’. Aliás, Lauren Aber acrescenta mesmo que essas protecções criam um ambiente ideal para que as bactérias cresçam, uma vez que as cerdas continuam molhadas mas a parte superior seca.

Os cientistas apuraram ainda que dessas bactérias fecais encontradas nas escovas, 80% pertenciam a outra pessoa que não o utilizador da escova de dentes.

Toda esta situação parece bizarra, mas há uma explicação. A matéria fecal pode ser projectada até quase dois metros de distância.

O ideal será manter a escova numa gaveta ou num armário, ou então fora da casa de banho. É que mesmo que não viva acompanhado, a sua matéria fecal pode ser ir parar à escova de dentes.