Morreu arguido do Face Oculta

Empresário tinha sido condenado por tráfico de influência com Armando Vara.

O empresário Fernando Lopes Barreira, amigo do ex-dirigente socialista Armando Vara e um dos arguidos centrais no caso Face Oculta, faleceu no dia de Páscoa (5 de Abril), vítima de doença prolongada, segundo apurou o SOL junto da sua advogada, Teresa Alegre. Apesar de a morte ter ocorrido há dois meses, só agora essa informação chegou ao processo, tendo o Tribunal de Aveiro declarado a extinção do procedimento criminal e comunicado este facto ao Tribunal da Relação do Porto, que está a apreciar os recursos dos arguidos.

No acórdão proferido pelo Tribunal de Aveiro a 5 de Setembro de 2014, Lopes Barreira tinha sido condenado na pena suspensa de três anos e nove meses de prisão (na condição de pagar 25 mil euros a uma associação com fins sociais), por um crime de tráfico de influência. O Tribunal deu como provado que o engenheiro e gestor ligado à Consulgal recebeu, tal como Armando Vara, 25 mil euros de Manuel Godinho para favorecer este empresário de sucatas de Ovar. Nomeadamente, ficou provado que, em 2009, pressionaram José Sócrates e o então ministro Mário Lino para demitir a secretária  de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, e o presidente da Refer, Luís Pardal.

Lopes Barreira, de 78 anos, negou sempre a acusação e pretendia prestar declarações no julgamento, mas os problemas de saúde nunca o permitiram, pois tinha que fazer diariamente hemodiálise, em Cascais.