Federação vai emitir pré-aviso de greve para dar suporte a trabalhadores do INEM

A Federação Nacional do Sindicato dos Trabalhadres em Funções Públicas e Sociais vai emitir hoje um pré-aviso de greve nacional para dar suporte aos trabalhadores do INEM que pretendam não cumprir o trabalho extraordinário.

Luis Pesca, dirigente da federação, explicou aos jornalistas que o pré-aviso de greve só produz efeito a partir das 00h00 da próxima terça-feira.

O sindicalista integrou um grupo de representantes da federação que se dirigiram hoje ao Ministério da Saúde para manifestar disponibilidade para entrar num processo negocial que envolva os trabalhadores do INEM.

Os técnicos de ambulância de emergência estão desde o início do mês a recusar fazer horas extraordinárias, queixando-se de falta de pagamento de subsídios e de horas extra e de mais cortes no salário.

Depois de os trabalhadores terem promovido esta noite uma vigília em Lisboa, a comissão de trabalhadores veio hoje dizer que 11 das 17 ambulâncias existentes em Lisboa do serviço do INEM estavam paradas pelas 09h00 devido à recusa dos técnicos em fazer turnos extra, mas o organismo insistiu que só um destes veículos estava inoperacional.

O INEM garantiu que o serviço de emergência está a ser assegurado na capital lisboeta, acrescentando a existência de outras 75 ambulâncias, dos bombeiros da Grande Lisboa, disponíveis para ajudar nos serviços de urgência.

O instituto também já disse que participará ao Ministério Público contra quem contribuir para colocar em risco o socorro urgente a pessoas.

Segundo o instituto, "existem mesmo SMS [mensagens via telemóvel] que incentivam ao absentismo e ao abandono do serviço, depois de iniciado, através de mecanismos diversos e abundantemente sugeridos".

O presidente do INEM está hoje de manhã reunido com a tutela, nas instalações do Ministério da Saúde.

Lusa/SOL