26 penáltis para decidir uma final na Madeira

Não chegou ao recorde mundial de 48 penáltis mas, este fim-de-semana, foi preciso recorrer a 26 para decidir quem seria o vencedor da Taça da Madeira, em Júniores.

A série invulgar de penáltis após o empate a zero no tempo regulamentar aconteceu no jogo entre o Nacional da Madeira e o Câmara de Lobos, no Complexo Desportivo da Associação de Futebol da Madeira.

No final, depois de todos os 11 jogadores em campo terem batido, foi ainda necessário começar uma nova ronda e, nesta, à 13.ª série, a sorte sorriu ao Nacional, que venceu por 9-8.

Entre penáltis marcados e falhados, coube a Pedro Monteiro o remate vitorioso que valeu o triunfo e a conquista da Taça por parte dos alvi-negros.

O guarda-redes do Nacional, Duarte Bettencourt defendeu 5 penáltis, o de Câmara de Lobos 4.

A equipa de juniores do Nacional revalidou, assim, o título de campeão da Taça da Madeira, no desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

Durante os 90 minutos, o forte calor que se fez sentir na tarde de domingo condicionou a prestação das duas equipas.

Apesar de longa, a série de 26 penáltis marcados domingo, na Madeira, está longe dos 48 marcados em competições profissionais.

Esse recorde mundial foi alcançado em 2005, num jogo, na Namíbia, numa final entre as equipas KK Palace e Civics. O Palace acabou por vencer a série por 17-16.

Se tivermos em conta equipas de escalões de formação, o maior recorde mundial de penáltis aconteceu em Inglaterra, em 2004, num torneio de sub-15.

Na altura, foram precisos 92 penáltis num jogo entre Beecholme Colts e Woodley Saints Jaguars.