Economia da zona euro cresceu 1% no primeiro trimestre

A economia da zona euro cresceu 1,0% no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo trimestre de 2014, divulgou hoje o Eurostat, confirmando a primeira estimativa.

Já no total dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE), o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) em termos homólogos foi de 1,5% entre janeiro e março.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, na variação em cadeia, comparando o primeiro trimestre deste ano com o último do ano passado, o avanço foi de 0,4% tanto na zona euro como na UE.

Quer no caso da zona euro, quer no da UE houve um ligeiro acelerar da economia dos países que partilham a moeda única até março, depois dos 0,9% e dos 1,4% de crescimento registados no último trimestre de 2014.

Entre os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, a economia da República Checa foi a que mais cresceu (3,1%) no primeiro trimestre do ano face ao anterior, seguindo-se as de Chipre e da Roménia (1,6% cada), a Polónia (1,0%), a Bulgária e Espanha (0,9% cada).

As maiores quebras registaram-se nos PIB da Lituânia (-0,6%), da Estónia (-0,3%), da Grécia (-0,2%) e da Finlândia (-0,1%).

O PIB de Portugal cresceu 1,5% na comparação homóloga e 0,4% em cadeia.

Os dados do Eurostat são ajustados das variações sazonais.

Lusa/SOL