Comércio com Angola sofre um rombo

A desvalorização do petróleo e a falta de divisas em Angola estão a arrefecer os negócios entre Luanda e Portugal. Segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações de bens para Angola atingiram 552 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, o que representa uma queda de 24% face ao…

Comércio com Angola sofre um rombo

Segundo o INE, os resultados mostram “a tendência de desaceleração” do crescimento das exportações para Angola iniciada em 2013, mas a queda do primeiro trimestre foi mais abrupta. Este período coincidiu com a crise do petróleo nos países exportadores desta matérias-primas, que provocou falta de dólares no mercado angolano e obrigou a medidas de controlo de importações por parte do Governo de Luanda.

Portugal, embora tenha registado um aumento das exportações globais nos primeiros meses do ano, está com problemas em Angola – o país era no ano passado  o 4.º maior cliente dos bens nacionais e passou agora para 6.º.  Nas vendas extra-EU, Angola estava na liderança desde 2008, mas foi superada pelos Estados Unidos da América.

Menos material eléctrico, móveis e alimentos

Ainda de acordo com o organismo de estatística, todos os grupos de produtos exportados registam diminuição de vendas. A maior queda ocorreu nas máquinas e aparelhos, nomeadamente transformadores e conversores eléctricos. Nos metais comuns e nos móveis também houve diminuição acentuada de vendas.  Os produtos alimentares, que são tradicionalmente o 2.º maior grupo de produtos exportado para Angola, registaram uma redução de 16,2%.

joao.madeira@sol.pt