‘Fatura da Sorte’: Primeiro sorteio extraordinário realiza-se a 25 de Junho

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) está a enviar emails aos contribuintes portugueses para promover o primeiro sorteio extraordinário ‘Fatura da Sorte’ de 2015.

O sorteio está agendado para dia 25 de Junho e será transmitido na RTP1.

«Serão sorteados três automóveis Audi A6 para além do habitual Audi A4, do sorteio regular semanal», refere o Fisco.

Este ano já foram sorteados 23 automóveis, adianta a AT.

Todos os consumidores estão habilitados a participar no sorteio desde que exijam a emissão de facturas com o seu número de contribuinte (NIF).

De Janeiro a Março deste ano contabilizam-se 227,6 milhões de facturas emitidas com NIF a consumidores finais, o que representa um crescimento de 52,6% face ao mesmo período do ano anterior.

Os cupões podem ser consultados no portal das Finanças na opção ‘e-fatura/Fatura da Sorte’.

O actual Executivo considera que exigir factura com número de contribuinte é a medida “mais eficaz” no combate à economia paralela.

Às facturas emitidas com o NIF de cada contribuinte são atribuídos cupões numerados, que serão objecto dos sorteios.

A AT atribui um cupão ‘Fatura da Sorte’ por cada 10 euros, ou por cada fracção indivisível de 10 euros. As Finanças exemplificam: “Se a soma do valor total das facturas for 70,20 euros, serão atribuídos oito cupões ‘Fatura da Sorte’. Caso o valor global das facturas não atinja 10 euros, será atribuído um único cupão”.

O primeiro sorteio ‘Fatura da Sorte’ realizou-se em Abril de 2014. O Governo definiu a realização de um sorteio semanal, designado “sorteio regular”, e dois sorteios semestrais, designados “sorteios extraordinários”, a efectuar nos meses de Junho e Dezembro.