Grécia e instituições europeias vão continuar as negociações

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande, concordaram ontem em prosseguir “com elevada intensidade” as negociações entre Atenas e os credores, informou um porta-voz alemão.

Grécia e instituições europeias vão continuar as negociações

Os três líderes voltaram a reunir-se sobre o estado das negociações entre a Grécia e as instituições internacionais (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), num encontro que decorreu em "ambiente construtivo", segundo a fonte do Governo germânico.

"Houve unanimidade de que as conversações entre o Governo grego e as instituições devem prosseguir com elevada intensidade", assinalou.

Merkel abandonou a sede do Conselho Europeu sem prestar declarações, no final de um encontro que decorreu após o jantar dos líderes presentes na cimeira UE-Comunidade dos Estados Latino-americanos e caribenhos (CELAC), em Bruxelas.

Ao chegarem à reunião com Tsipras, Merkel e Hollande coincidiram na necessidade de concluir as negociações e o mais depressa possível, quando dentro de 20 dias termina o prolongamento do segundo resgate concedido à Grécia.

Atenas e os credores estão a tentar garantir um acordo até 30 de junho sobre as reformas e cortes que o país terá de efetuar para garantir a última parcela do empréstimo internacional de 7,2 mil milhões de euros.

Lusa/SOL