Delegação grega desloca-se a Bruxelas para entregar contraproposta

Uma delegação do Governo grego vai deslocar-se no sábado a Bruxelas para apresentar uma contraproposta aos credores internacionais com vista a um acordo sobre o financiamento do país, disse hoje fonte do executivo helénico.

Fonte do Governo helénico, citada pela agência France Presse, afirmou que as duas partes "estão cada vez mais perto de alcançar um acordo" e referiu que o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, discutiram hoje ao telefone "os próximos passos da negociação".

Após um fim de semana de tensão, a Grécia retomou na terça-feira as negociações com os credores europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que na quinta-feira anunciou a sua retirada da equipa técnica das negociações.

O porta-voz do FMI Gerry Rice afirmou que persistem divergências importantes entre a Grécia e os credores internacionais e que um acordo ainda está longe, acrescentando que as autoridades gregas estão a preparar novas propostas.

Fontes comunitárias, citadas por vários órgãos de comunicação social, assinalaram também na quinta-feira que Bruxelas tinha estabelecido um prazo de 24 horas para que a Grécia apresentasse um novo plano.

A Grécia enfrenta problemas de liquidez e vai ter de pagar perto de 1,6 mil milhões de euros ao FMI a 30 de junho.

Lusa/SOL