Semana Acesso à Cultura abre hoje portas a museus

A Semana Acesso Cultura 2015 vai decorrer de hoje a domingo, abrindo ao público museus e arquivos do país, debates e com a entrega do prémio de boas práticas, na área da acessibilidade cultural.

De acordo com a Acesso Cultura, Associação Cultural, criada em 2013, a iniciativa vai assinalar o segundo aniversário de atividade desta entidade, em parceria com organizações culturais, para refletir sobre acessibilidade.

O programa deste ano inclui a semana Portas Abertas, a partir de hoje, o Prémio Acesso Cultura 2015, que será anunciado na quarta-feira, e um debate sobre projetos participativos, na quinta-feira.

Este ano, a associação lança o desafio da exploração da luz para assinalar o Ano Internacional da Luz, sugerindo aos parceiros do programa a organização de visitas nas reservas ou exposições de museus, nos laboratórios de conservação de arquivos e bibliotecas, e nas salas de espetáculo.

O objetivo é que o público interessado possa aprender com especialistas sobre o efeito – nocivo ou potenciador — da luz.

O Prémio Acesso à Cultura 2015 será anunciado na quarta-feira às 18h30, no Museu Benfica – Cosme Damião, em Lisboa, com o objetivo de distinguir, divulgar e promover entidades — desde privadas, públicas, cooperativas, associações – e projetos que melhorem a acessibilidade.

Na quinta-feira, realiza-se o debate "Projetos participativos: Partilhando a responsabilidade", que terá lugar a partir das 18h30, em Lisboa, no Palácio Pimenta, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, e no Museu do Trajo, em São Brás de Alportel.

Lusa/SOL