Esta é a cidade mais limpa do mundo

De acordo com um estudo do Mercer Global Financial, Calgary, no Canadá, surge no topo da lista das cidades mais limpas do mundo, escreve o The Guardian.

Para os europeus, parece estranho que nenhuma cidade suíça apareça nos primeiros 10 lugares. A verdade é que, apesar da limpeza das ruas, Calgary ocupa o 33.º lugar num outro ranking de qualidade de vida dos habitantes, enquanto Zurique mantém-se ao longo de vários anos em 2.º.

O ranking das cidades mais limpas tem em conta critérios como a disponibilidade e potabilidade da água, a recolha de lixo, a qualidade dos sistemas de esgotos, a poluição na atmosfera e o tráfego automóvel. Curiosamente, o lixo nas ruas, o indicador mais visível de limpeza, não é avaliado neste ranking.

Ainda assim, é certo que Calgary é livre de detritos na rua. Isto porque quem atirar cigarros ou lixo da janela do carro, por exemplo, incorre numa multa que pode chegar aos mil dólares.

Além disso, a associação Green Calgary promove junto da população acções de formação com dicas sobre como fazer compostagem ou a preparação de um almoço com o mínimo de embalagens possível.

Esta é a lista completa do top 10:

1. Calgary, Alberta, Canadá

2. Adelaide, Austrália

3. Honolulu, Havai, EUA

4. Minneapolis, EUA

5. Kobe, Japão

6. Copenhaga, Dinamarca

7. Wellington, Nova Zelândia

8. Helsínquia, Finlândia

9. Oslo, Noruega

10. Friburgo, Alemanha