E o mais recente certificado de excelência do TripAdvisor vai para… o cemitério dos Prazeres

O cemitério dos Prazeres, em Lisboa, foi hoje distinguido com o certificado de excelência do TripAdvisor, um site onde os utilizadores podem avaliar locais, monumentos, hotéis ou restaurantes.

Esta certificação surge depois de os visitantes do TripAdvisor terem feito uma avaliação de 4,5 pontos – em 5 possíveis – deste cemitério no bairro de Campo de Ourique.

Além da pontuação dos visitantes (que oscila entre o ‘razoável’ e o ‘excelente’, sem qualquer apreciação negativa), são vários os comentários que enaltecem o lugar, não só pela arquitectura dos jazigos como pelo facto de estar associado ao roteiro maçónico. “Tranquilo”, “interessante” e “inesperado” são alguns dos adjectivos deixados pelos turistas, que consideram que o cemitério dos Prazeres é a 130.ª coisa “a fazer” em Lisboa, numa lista de 430 locais encabeçada pelo Oceanário.

Construído em 1833 durante um surto de cólera, no período romântico, este cemitério é composto por muitos jazigos particulares, assinados por escultores e arquitectos de renome desde o século XIX. Além do valor arquitectónico, a Câmara Municipal de Lisboa promove o local através de várias actividades, como visitas guiadas durante o dia e também à noite.

Apesar de parecer estranho, há vários cemitérios do mundo que são atracções turísticas, exemplos do de Recoletta, em Buenos Aires, ou o Père-Lachaise, em Paris.

mariana.madrinha@sol.pt