Nove crianças podem ter sido levadas pelas mães para o Estado Islâmico

Pais de nove crianças acreditam que as mulheres terão levado os filhos para a Síria para se juntarem ao Estado Islâmico.

As três irmãs Khadija Dawood, de 30 anos, Sugra Dawood, de 34, e Zohra Dawood, de 33, foram com os nove filhos, com idade entre os três e os 15 anos, para uma peregrinação em Medina (Arábia Saudita). Saíram de suas casas em Bradford (Reino Unido) no dia 28 de Maio e deveriam ter regressado no passado dia 11, explica o Telegraph.

Da última vez que os pais falaram com as crianças, a 8 de Junho quando estavam em Medina, diziam estar “ansiosas por voltar para casa”. Desde então, nunca mais tiveram contacto nem com as mães nem com os filhos.

A família foi vista pela última vez num hotel em Medina e foram comprados 10 bilhetes de avião da cidade na Arábia Saudita para Istambul para o dia 9 de Junho – uma rota muito utilizada pelas pessoas que querem ir para a Síria. Não se sabe, porém, se chegaram a apanhar o avião ou o que aconteceu às duas crianças que faltam.

“Sabe-se de 10 dos 12 elementos da família. Não sabemos o que aconteceu aos outros dois”, explicou o advogado dos pais, acrescentando que, neste momento, ainda há várias perguntas sem resposta.

O rapaz de 15 anos, o mais velho dos filhos, foi para a peregrinação como maharam, ou seja, o homem responsável pela família. Um dos pais das crianças está actualmente no Paquistão.

Os pais dizem estar em choque com o que aconteceu e que não se aperceberam de qualquer indício que isto poderia acontecer.

O advogado adiantou ainda que as irmãs têm um familiar a combater pelo Estado Islâmico e receiam que as mulheres tenham ido com ele.