Ar mais limpo salvaria dois milhões de vidas por ano

Um ar mais puro em todo o planeta permitiria salvar dois milhões de vidas por ano, e não apenas nos países mais poluídos, revela um estudo divulgado na terça-feira.

“Ficámos surpreendidos ao descobrir a importância da limpeza do ar, não só nas zonas mais sujas do mundo – onde esperávamos essa descoberta – mas também em ambientes mais limpos, como nos Estados Unidos, Canadá e Europa”, disse Julian Marshall, da Universidade de Minnesota, coautor do estudo publicado pela Environmental Science & Technology.

A sua equipa descobriu que países com maior poluição atmosférica, como a China, Índia e Rússia, poderiam salvar até 1,4 milhões de vidas se cumprissem os limites da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nas regiões menos poluídas, respeitar essas recomendações levaria a uma redução de mais de meio milhão de mortes prematuras por ano.

A poluição – especialmente através das partículas suspensas (PM) que se alojam nos pulmões – é causadora de 3,2 milhões de mortes todos os anos, de acordo com a OMS.

Lusa / SOL