Coaching desportivo e treino mental chega ao Algarve

Depois da Covilhã, Faro acolhe pela primeira vez, entre os dias 24 a 27 de Junho, várias sessões de Coaching Desportivo e Treino Mental de Nível I, uma formação destinada a treinadores e atletas, directores, dirigentes, técnicos, agentes desportivos e profissionais de saúde.

Com uma duração total de 20 horas, agendadas para a Escola de Hotelaria e de Turismo do Algarve, este curso tem como objectivo abordar várias técnicas de motivação na relação entre atleta e equipa e fomentar o espírito de liderança, apostando forte na vertente psicológica desportiva. “Aprende-se um conjunto de habilidades, atitudes e modelos de treino mental que terão de ir muito além da componente meramente técnica, uma vez que estes profissionais estão sempre em competição. Logo, o psicológico é muito importante”, avança ao SOL o mentor deste curso, Sérgio Guerreiro, coach certificado internacionalmente pelo Internacional Chamber of Commerce (ICC) e Master Coach certificado pelo Institute of Coaching and Development (IICD).

Um dos atletas que fez a formação na Covilhã, João Batista, considera que, apesar da curta duração, o programa ajuda o participante a aliar as competências pessoais à performance desportiva. “Soube da sua existência no Facebook, através de um amigo, e depois de ver o programa soube logo que era para mim. O Sérgio é um excelente formador e saímos de lá com um espírito renovado, prontos a enfrentar tudo e todos. Treinamos a motivação e maneiras de enfrentar os nossos medos e receios na competição”, relata o jogador de basquetebol.

Apesar de ainda não estar homologada pelo Instituto do Desporto e Juventude, e de não conferir créditos aos profissionais, a formação que se realiza agora em Faro pretende cativar os desportistas, resgatando o lema do futebolista colombiano Jackson Martinez: “Todos os grandes vencedores caíram em algum momento da sua vida. A forma como te levantas é o que determina a tua personalidade”.

Também Lisboa acolhe a iniciativa, no Hotel Príncipe, nos dias 1 a 4 de Julho, altura em que se fecha o ciclo anual de ações de formação de nível I. As ações de formação de nível II ainda não estão programadas, mas o SOL sabe que o curso de Coaching Desportivo e de Treino Mental, com a duração de 24 horas, terá início em Outubro.