Acidente: Trânsito na Via do Infante reaberto nos dois sentidos

O trânsito na A22 (Via do Infante), onde quarta-feira ocorreu um acidente com um autocarro de turistas holandeses que provocou a morte a três pessoas, está reaberto nos dois sentidos, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Acidente: Trânsito na Via do Infante reaberto nos dois sentidos

A Via do Infante foi cortada ao trânsito nos dois sentidos às 00h31 de hoje, na zona de Paderne, ao quilómetro 48,5, na sequência do acidente do autocarro que provocou também 31 feridos e que ocorreu às 23h02.

Operações de socorro terminaram de madrugada

A operação montada pelas autoridades para assistência aos feridos do acidente com um autocarro de turismo, no Algarve, ficaram terminadas cerca das 02h30.

Em declarações aos jornalistas no local, o comandante operacional distrital, Vítor Vaz Pinto, disse que um dos feridos foi transportado de helicóptero para o Hospital de São José, em Lisboa, enquanto os outros foram transportados para o Hospital de Faro e para os Serviços de Urgência Básica (SUB) de Albufeira e Loulé.

O assessor do Centro Hospitalar do Algarve adiantou à Lusa que estão internados na unidade de Faro 11 feridos, três dos quais em estado crítico e oito em estado não critico, mas com gravidade.

Já na unidade de Portimão foram assistidos outros três feridos, enquanto os restantes que apresentavam ferimentos ligeiros foram observados nos centros de saúde de Albufeira e Loulé, sem precisar, no entanto, quantos.

De acordo com Vítor Vaz Pinto, o autocarro tinha 34 ocupantes – 33 passageiros de nacionalidade holandesa, dos quais uma criança com três anos, e o motorista -, e fazia um serviço de "transfer" a partir do Aeroporto de Faro com destino a Lagos e passagens por Armação de Pera e Praia da Rocha (Portimão).

No posto médico avançado montado no local, que envolveu 156 operacionais, foram assistidas 31 pessoas e as equipas de emergência médica prestaram apoio psicológico a todos os feridos.

O mesmo responsável disse não ter ainda a lista oficial dos passageiros do autocarro e não adiantou informações sobre a identidade das vítimas mortais, esclarecendo apenas que foram identificadas assim que as equipas de socorro chegaram ao local.

Relativamente aos fatores que estiveram na origem do despiste, Vaz Pinto afirmou ser ainda prematuro avançar com uma explicação para o sucedido, sublinhando que o acidente vai ser objeto de uma averiguação.

Aquele responsável observou que os meios envolvidos nas operações do socorro eram todos do Algarve e elogiou a forma como o dispositivo respondeu "prontamente" e de "forma eficaz" ao acidente.

O alerta foi dado às 23h02 de quarta-feira, altura em que foi acionado o plano de intervenção na A22, e o primeiro veículo chegou ao local às 23h15, acrescentou.

Próximo do local do acidente foi montado um posto médico avançado que envolveu 156 operacionais, apoiados por 101 veículos e dois helicópteros.

Autocarro retirado do local às 07h00

O autocarro foi retirado às 07h00 da ravina onde tinha caído, disse uma fonte da GNR de Albufeira (Faro).

"O autocarro foi retirado do local cerca das 07h00. No local encontram-se ainda elementos da concessionária da autoestrada para avaliar as infraestruturas", disse à agência Lusa uma fonte do destacamento de trânsito da GNR de Albufeira, distrito de Faro.

A mesma fonte adiantou que o trânsito estava às 07h30 a "fazer-se com normalidade".

Lusa/SOL