Incêndio atinge igreja onde ocorreu o milagre da multiplicação

A Igreja de Tagbha, localizada nas imediações do Mar da Galileia e onde é situado o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes por Jesus Cristo, amanheceu hoje com parte das suas instalações atingidas por um incêndio.

"Durante a noite produziu-se um incêndio na igreja do Mar da Galileia", para onde se destacaram serviços de emergência, comunicou o porta-voz da polícia israelita, Micky Rosenfeld.

O responsável revelou que foram encontradas palavras em hebraico pintadas numa das fachadas da igreja, o que leva as autoridades a suspeitarem que o incêndio tenha sido intencional.

Este sítio santo a norte do Mar da Galileia é descrito como sendo o local onde Jesus multiplicou cinco pães e dois peixes para partilhar entre o grupo que o acompanhava.

Recentemente, um cemitério cristão situado na localidade de Kufr Birim, também no norte do país, foi assaltado e vários túmulos foram destruídos, naquele que foi o sétimo incidente deste tipo desde 2006, indicou na altura o porta-voz da Igreja Católica, Wadie Abunasar.

Suspeita-se que os responsáveis por este tipo de ações contra espaços de culto e instituições de diferentes correntes cristãs em Israel e Palestina pertençam a grupos radicais judeus, que têm vindo a intensificar a sua atividade nos últimos anos.

Lusa/SOL