Portugal em alerta devido ao calor

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para os níveis elevados e muitos elevados de risco de incêndio em áreas do território do continente, devido ao tempo seco e temperaturas máximas próxima dos 30 graus.

Com previsão de vento nordeste/leste forte (até 45 km/hora) nas terras altas e humidade relativa do ar inferior a 30 por cento na generalidade do território continental, a ANPC recorda que para os locais onde o risco de incêndio é elevado não é permitido a realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio e lazer ou para confeção de alimentos.

Lembra ainda que não é permitido utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos e queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração.

Outras das proibições prendem-se com o lançamento de foguetes e fumar e fazer lume de qualquer tipo em espaços florestais ou vias que os circundem.

A ANPC recomenda assim "a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal", nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.

Lusa/SOL