Portugueses vão para fora, mas sem gastar muito

De acordo com a pesquisa do Trivago, a preferência dos portugueses para viajar fora do país vai para a vizinha Espanha, e depois para Reino Unido, França e Itália. Benidorm e Barcelona, no país vizinho, estão no topo das pesquisas, seguidas de Londres, Paris, Palma de Maiorca, Roma, Madrid e Sanxenxo.  

Benidorm é a opção mais cara entre os lusos (257 euros, em média), muito distante de Marne-la-Vallée, onde se situa a Disneyland Paris – é a localidade mais dispendiosa a nível global (577 euros por noite).

Os turistas nacionais, independentemente de pretenderem passar as férias dentro ou fora de portas, mostram-se poupados: nas pesquisas revelam estar dispostos a pagar uma média de 124 euros por noite, mas quando se analisam as reservas efectuadas, pagam em média 110 euros – um valor inferior à média dos países analisados pelo Trivago, que é de 137 euros.

Dentro dos destinos mais populares no exterior, Tailândia aparece como o país com o valor médio de reserva mais elevado. O custo médio por noite é de 304 euros, seguido do Chile (241 euros) e dos Emirados Árabes Unidos (211 euros).

Como curiosidade, refira-se que a Crimeia, na Ucrânia, é o destino mais em conta para pernoitar, com um custo ponderado de 15 euros. Quem não recear o conflito entre ucranianos e russos, que anexaram a região, pode aproveitar esta pechincha.