Tailândia confirma primeiro caso de coronavírus de MERS

Um primeiro caso de coronavírus da Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS) foi anunciado hoje na Tailândia, que se tornou o primeiro país da Ásia afectado além da Coreia do Sul.

Tailândia confirma primeiro caso de coronavírus de MERS

"Os exames confirmam que se trata do coronavírus MERS", declarou o ministro da Saúde, Rajata Rajatanavi, numa conferência de imprensa.  

Originário do sultanato de Omã, o homem de 75 anos chegou a 15 de Junho para ser tratado a um problema cardíaco num grande hospital do centro de Banguecoque. Os três membros da família que o acompanhavam estão igualmente em observação no hospital Bamrasnaradura de Banguecoque, especializado em doenças infecciosas.

O porta-voz do Governo Sunsern Kaewkamnerd assegurou que "o Ministério da Saúde seguiu os procedimentos de controlo da doença para evitar a epidemia" e pediu aos cidadãos para "evitar o pânico".

As autoridades tailandesas procuram os passageiros do voo no qual o homem chegou a Banguecoque e as pessoas que com ele contactaram na capital tailandesa.

A epidemia de coronavírus MERS já causou 23 mortos na Coreia do Sul. Um alemão que morreu a 06 de Junho na Alemanha é até agora o primeiro caso mortal do ano ligado à doença na Europa.

O coronavírus MERS é um vírus menos contagioso que o da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS), que causou perto de 800 mortos em todo o mundo em 2003.

No entanto, não existe qualquer vacina ou tratamento para o vírus da MERS, que tem uma taxa de mortalidade de cerca de 35%, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Lusa/SOL