Agência Espacial Europeia detectou actividade vulcânica em Vénus

A nave Vénus Express, da Agência Espacial Europeia (AEE), detectou a presença de actividade vulcânica no planeta vizinho da Terra, depois de oito anos de observações.

A espessura da atmosfera de Vénus impede de ver a superfície do planeta, mas as missões de radar revelaram que o planeta está coberto com vulcões e antigas línguas de lava, segundo explicou hoje a AEE. 

A nave, que concluiu o ano passado as suas observações, realizou uma série de medidas em diferentes comprimentos de onda para esclarecer a questão.

As investigações revelam que Vénus é "quase do tamanho da Terra e tem uma composição semelhante", assim a AEE considera provável que tenha uma fonte de calor interna e, por isso, as erupções vulcânicas.

Segundo a agência europeia, alguns modelos de evolução planetária sugerem que Vénus gerou uma superfície nova depois de uma inundação cataclísmica de lava há 500 milhões de anos.

O chefe científico da Vénus Express, Hakan Svedhem, disse estar satisfeito que Vénus seja incluída no "selecto clube de corpos do sistema solar com actividade vulcânica".

Lusa/SOL