O que dizem os seus olhos sobre a sua saúde

Diz-se que ‘os olhos são o espelho da alma’. Podem não ser da alma, mas do organismo são de certeza.

O site Huffington Post falou com vários oftalmologistas e fez uma lista com os problemas que podem ser diagnosticados através dos olhos:

Olhos muito vermelhos e/ou sensíveis à luz: Pode tratar-se numa inflamação na úvea. De acordo com a oftalmologista Emily Graubart, esta pode estar relacionada com o facto de o “sistema imunitário estar a atacar-se a si próprio”.

Olhos muito secos: Este problema pode estar relacionado com o facto de pestanejar pouco ou de sofrer de algum tipo de alergias. No entanto, nos casos mais graves, pode estar ligado ao Síndrome de Sjögren, uma doença auto-imune que faz com que glóbulos brancos ataquem as glândulas exócrinas.

Olhos com demasiada lágrima: Provavelmente é o resultado de um problema no canal lacrimal, a entrada de pó ou vento no olho, alergias, infecções ou lesões. No entanto, se repara que se está a tornar num problema crónico, deve consultar o médico rapidamente.

Fluido por baixo da retina: Este problema fará com que não consiga ver com nitidez ou perca mesmo parte da visão. Pode estar relacionado com stress.