Tsipras cancela discurso de terça-feira no Conselho da Europa

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que participa hoje em Bruxelas numa cimeira da zona euro sobre a Grécia, anulou uma intervenção que devia fazer na terça-feira em Estrasburgo no Conselho da Europa, indicou a organização.

Tsipras cancela discurso de terça-feira no Conselho da Europa

O gabinete de Tsipras confirmou o cancelamento, depois de ter sido o próprio primeiro-ministro grego a propor discursar a 23 de junho na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

Após cinco meses de negociações que não produziram qualquer acordo, Atenas e os principais intervenientes na crise grega já participaram hoje em Bruxelas numa reunião de ministros das Finanças da zona euro e vão ainda marcar presença, às 18:00 de Lisboa, numa cimeira de chefes de Estado e de Governo também da zona euro.

Tsipras tem uma série de reuniões com representantes dos credores, Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Se não chegar, entretanto, a acordo com os credores, a Grécia poderá não estar em condições de pagar cerca de 1,6 mil milhões de euros ao FMI a 30 de junho, entrando em incumprimento.

Lusa/SOL